sexta-feira, 30 de abril de 2010

Orações a Bobby Griffith



Bobby Griffith cresceu feliz e inteligente, um menino obediente e gentil. Na adolescência, descobriu sua atração por outros adolescentes de sua idade ou mais velhos e não por meninas. Por ser um devoto cristão ele estava muito consciente dos ensinamentos da Igreja que freqüentava juntamente com seu irmão, duas irmãs e sua mãe que ensinava na escola dominical. Por ter aprendido que ser gay era um dos piores pecados, ele acreditava ser um doente de corpo e deficiente de alma, que queimaria no inferno por toda a eternidade e que não era digno do amor de Deus.

Incapaz de lidar, diariamente, com os conflitos e lutas tanto com a sua família quanto com a sua religião, Bobby pulou de uma ponte sobre uma movimentada estrada em Portland, Oregon, em 27 de agosto de 1983 e morreu instantaneamente devido às lesões internas. Seu diário pessoal foi preenchido com palavras de ódio contra si próprio, por acreditar, como homossexual, ser um instrumento do diabo. E ele acreditava porque a sua Igreja e família assim o ensinaram. Sem qualquer razão para viver, por ser amaldiçoado, não viu outra saída além de pular para a morte, mesmo o suicídio sendo também punido com o fogo eterno.

Mary Griffith, sua mãe, estava convencida de que ela era a culpada da morte incompreensível do seu filho aos 20 anos de idade, devido a sua constante, incessante e contínuas citações dos versículos da Bíblia, numa campanha cruel feita por ela para convencê-lo a deixar de ser gay o que tanto a envergonhava. Após a morte do seu querido filho, a sua amada Igreja virou-lhe as costas e aos familiares. Não foram capazes de ajudá-los a explicar o que correu ou oferecer conforto. Ela na sua ignorância acreditava ter ajudado a empurrar Bobby da ponte, que sacrificou o seu filho em nome da rígida tradição religiosa quando ela deveria ter feito, era dizer-lhe que estava perfeitamente bem, tal como ele era.

Mary Griffith reconsiderou a sua teologia e crenças sobre homossexualidade quando ela própria procurou saber a verdade do que significa ser gay ou lésbica. Desde então ela tem feito uma cruzada nacional alertando jovens gays e lésbicas para os terríveis males que a sociedade organizada e a igreja tem infligido sobre esta minoria estigmatizada e sofrida. Além de tornar-se uma das mais visíveis ativistas da 'Associação Nacional de Pais, Familiares e Amigos de Lésbicas e Gays' (PFLAG) para que os pais compreendeendam e aceitem os seus filhos homossexuais.

Em 1989 Leroy "Roy" F. Aarons, jornalista e fundador da ‘National Lesbian and Gay Journalists Association’, após ler um artigo de jornal sobre o suicídio de Bobby Griffith, e seus efeitos sobre a mãe Mary Griffith escreveu o livro ‘Prayers for Bobby: A Mother’s Coming to Terms with the Suicide of Her Gay Son’ que foi publicado em 1995. Baseado no livro a atriz americana Sigourney Weaver interpretará Mary Griffith, no filme ‘Prayers for Bobby’, previsto para estrear nos EUA agora em janeiro. O filme ajudará os jovens de hoje a lidar melhor com a sua sexualidade e pode orientar famílias para que tragédias como a de Bobby Griffith não se repitam.


"a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano."
(letícia spiller - atriz brasileira)




http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u658641.shtml

22 comentários:

  1. Muito inspirador e confortante, descreve a vinha vida assim com a do Bobby.
    I LOve You Bobby...

    ResponderExcluir
  2. Muito real este filme descreve aquilo que sinto referente a mim,tenho odio de mim mesmo, as não sei como lidar mais com isto, hoje tenho 25 anos a mais de 17anos luto com migo mesmo , pois não pedi para isto entrar em minha vida quero ser um cara normal mais não consigo não sei o que fazer....vou a igreja todo dia mais mesmo assim não sinto odio das pessoas que fizerão isto com migo mais de mim mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escute seu coração, pois ele e seu aliado. palavras contrarias de seus sentimentos estao por toda a parte mas oque manda e seu sentimento, se quiser conversar meu e-mail: fbarrosbarros88@gmail.com

      Excluir
  3. Esdras vc não pode pedir a Deus uma cura se vc não é doente! Vc é perfeito foi feito a imagem do Pai! Acho que vc está sendo duro demais consigo mesmo! Pare com isso! Seja feliz! Homossexualismo não é crime e nem vergonha! Segue sua vida!! :D

    Viviane

    ResponderExcluir
  4. Acabei de assistir o filme. Minha vida e como a de Bobby,já pensei várias vezes em me matar. Isso filme mexeu mto comigo. Tô xorando até agora...

    ResponderExcluir
  5. As vezes na vida precisamos abrir os olhos e ver oque está na nossa frente quando virei pra minha e disse : Mãe sou gay eu só sabia chorrar e pedir desculpa desculpa se você quer que eu não seja isso eu não vou ser ... Ela disse que eu precisava estar preparado para isso que eu ia sofrer muito e me mandou pra um internato dizendo que eu precisava estudar porque nossa cidade não é muito bom o ensino ... Minha vó ouvi ela conversando com uma funcionaria dela de anos que oque ela podia fazer bater até eu virar homem ... Eu achei que eles não me queriam mais e aceitei ir pro internato de boa eu achei que nunca mais ia o velos mais minha mãe ia sempre me visitar quando falei pra ela ela só sabia chorrar ela pegou e saiu sem me disser uma palavra isso me machucou tanto mais não tinha mais como escorde eu não aguentava mais a sensação que estava mentindo pra min e pra todos e isso estava me sufocando ... Depois de um tempo virei pra minha mãe e disse que enquanto estiver lá eu não ia estudar ligava pra ela ela não atendia os funcionários da minha vó diziam que ela não estava a mando da minha vó liguei pra meu pai pra ligar pra ela ai ela me ligou e disse que ia no internato quando ela foi, foi ela e minha vó paterna ela disse que ia me tirar de lá e que ou eu ia pra casa do meu pai ou da minha vó eu escolhi a da minha vó mais não deu muito certo e depois de um mês fui pra casa do meu pai ele disse que me amava do mesmo jeito parecia que ele não ligava mais peguei ele chorrando pelos cantos ... com tempo votei a falar com minha mãe ela sofria por não querer isso pra min mais não conseguia deixar de me amar ...Hoje minha mãe e eu somos melhores amigos eu ajudo ela e ela a min fico mais tempo na casa dela mais casa dela só vou uma vez na semana na casa do meu pai apesar de minhas coisas estarem no meu pai e eu me sentir em casa lá também ... Eu amo minha família e hoje em dia finjo que nada aconteceu, esquece o que aconteceu e a rejeição da minha mãe o tempo muda tudo ...De Paraty. Meu nome é Iago Lacerda e essa é minha historia e eu digo a todos que são rejeitados esperem a sociedade ainda não considera a homossexualidade uma coisa certa e então sua família também vai achar que é erado e com o tempo só ela vai ver que você continua a mesma pessoa independente da sua orientação sexual.

    ResponderExcluir
  6. tenho 19 anos esse filme retrata a minha vida não sei o que faço se meus pais descobrirem que sou gay vam me expulsar de casa penso em suicidio todos os dias e uma angustia tão grande viver assim que meu mundo acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb pensava como vc, aliás, todos os gays eu acho que já passaram por isso em suas vidas, mas não tem jeito, é preciso enfrentar os seus medos, vencer as barreiras e os obstáculos que te afligem, buscar forças onde quer que seja, e enfrentar a vida, pq viver é o mais importante, e Deus quer q vivamos, pois ele nos ama do jeito q somos, pois foi ele o responsável por nossa existência. Por mais que tenhas receio de teus pais, se realmente eles te amam, não vão te abandonar, será dificil no começo, pois os pais não querem q os filhos sejam assim, pq acreditam viver uma vida de angústia e sofrimento, mas só o tempo é o melhor remédio. Conte a eles, não titubeie, e verás que no fim o que vai prevalecer é o amor que têm por ti.

      Excluir
    2. eu penso até hoje, nunca tive coragem

      Excluir
  7. Gente que história essa do Bobby hein?? Quero deixar um recado a você querido amigo gay que assim como sente ou já sentiu que deveria acabar com sua vida por esse motivo...
    Coloque uma coisa em sua cabeça, Deus realmente existe, como sabemos ele escreve certo por linhas tortas,ele cuida dos passarinhos porque não cuidaria de você?? Não se deixe levar pela pressão dessa sociedade, se você veio ao mundo foi porque Deus permitiu que isso acontecesse, não vou dizer para você ser feliz, porque nem sempre procuramos apenas a felicidade, mas vou dizer para você ser apenas você mesmo, correndo atrás de seus sonhos e realizações, não se preocupe demais com o amanhã, viva o hoje e lembre-se você é mais precioso(a) do que pensa. A vida está difícil?? Meus parabéns você é humano, pois só sendo humano e tendo sentimentos é que damos valor a nossa vida e aos problemas que ela nos traz.
    O Bobby não aguentou a pressão e desistiu do amor, você dever ser diferente... deve ser o vencedor de sua própria história!!! Pense nisso... Abraço de um amigo...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A muito tempo venho querendo assistir este filme. Achei super atualizado, porque hoje aos 42 anos, pude ver o quanto já passei para me aceitar como homossexual. Foram 30 anos me escondendo... hoje não tenho motivos para não me aceitar e tentar ser feliz. Não preciso ficar falando a todos o que sou, basta mostrar que sou um ser HUMANO como todos e que mereço e quero ser feliz e que vou em busca desta felicidade. Todos os pais deveriam assistir este filme,pois sempre haverá alguém precisando do apoio deles, do amor deles, da compreensão deles.

    ResponderExcluir
  11. ola. n sou gay mas n venho criticar qm eh nem tampouco julgar qm sao. apos ver a exemplar historia de bobbyme coloquei no lugar de tdos q lamentavelmente passam por situacoes semlhantes como podemos ver nas publicacoes desse blgg.. a msg q quero deixar atodos q passam por isso eh o pedido q por fvr n sigam o exemplo de bobby de desistir da busca da felicidade pq a vida os reserva algo mto lindo la na frente n importa a orientacao sexual. orgulhem-se pois DEUS assim se fara orgulho de vc... kaio gomes

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força Rafael, acredite em você, saiba que você é perfeito dentro das diferenças que todos nós temos... Todos somos diferentes uns O seu grande mérito, garoto, é que Você é único, sem clone e Deus te ama exatamente como Você

      Excluir
  13. Filme Perfeito , me emocionei , chorei muito , e me vi na pele do Bobby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por tudo igual ao Bobby com uma unica diferença que eu tinha um Anjo que acreditava em mim, me amou sempre e me aceitou .Minha Mãe partiu a 4 meses mas me deixou com a segurança de ser quem sou me amando e me respeitando... Tenho certeza que o Amor dos Pais é a unica forma que pode evitar de outros Bobbys pularem de uma ponte como eu, que cheguei no parapeito mas não pulei ... Julio Gongotalê Penna

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ja passei e tambem passo por isso!!

    ResponderExcluir
  16. Ja passei e tambem passo por isso!!

    ResponderExcluir